Curso de Inglês para Negócios

ESTUDE INGLÊS    PARA   NEGÓCIOS   NO  BRASIL-    INTENSIVE ENGLISH AND BUSINESS CONCEPTS   AROUND  THE  WORLD  (BUSINESS  ENGLISH AND  MULTICULTURALISM)

INSTRUCTOR: Roseli Azevedo,MBA

CARGA HORÁRIA :  20 Hrs aula

PRESENCIAL  OU  EAD

NÚMERO MÍNIMO DE  ALUNOS : 12

PÚBLICO-ALVO:

Este programa é  destinado a gestores e profissionais interessados em adquirir maior fluência em língua inglesa com concentração em  vocabulário de  negócios em geral, considerando-se  as diversas culturas  do mundo contemporâneo  e as necessidades de  convivência  com o multiculturalismo  no ambiente empresarial. Devido a reestruturação do processo de internacionalização  das empresas, as mesmas devem  adaptar seus processos organizacionais e  instruir seus  funcionários para um melhor entendimento das  normas culturais adotadas por profissionais de diversos continentes.  Desta forma, além de familiarizar os alunos com termos, colocações, expressões  idiomáticas e  metáforas  da área de  Marketing, Estrutura Organizacional, Finanças,  Contribuições do Multiculturalismo para o desenvolvimento das empresas, Ética  e Transgressões , o curso aborda diferenças culturais  em ambientes empresariais  do mundo globalizado. Como suporte instrumental, o programa utiliza textos, business cases e artigos atualizados encontrados em “Journals”, tais como: “ The Harvard Business Review”, “The Economist “, “The Financial Times” , “Forbes” e  livros-texto apropriados ao desenvolvimento do vocabulário de negócios.

OBJETIVO(S)

  • Compreender as principais diferenças de Inglês Geral e Inglês de Negócios;
  • Desenvolver o vocabulário de negócios  utilizado no ambiente empresarial contemporâneo, conhecendo colocações de negócios, metáforas,  e expressões  idiomáticas;
  • Abordar, em inglês, o estudo de temas diversos: estruturas organizacionais, estilos de liderança, competitividade, globalização, estratégias competitivas, crises políticas e econômicas  e estratégias de Marketing;
  • Estudar os comportamentos  multiculturais no ambiente de negócios ( Globalização e interações  econômicas,  culturais e políticas ,  para um melhor entrosamento  de   negócios competitivos entre  povos de  diferentes países ).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Business English for effective communication ( PRESENTATION)

Business English and Multiculturalism: communicating across cultures (PRESENTATION)

( SONG)  Viva La Vida ( By Coldplay)

1INTRODUCING YOURSELF (ORAL EXERCISE)

2.Making Choices: The Road not taken (Robert Frost, 1874-1963)

3.Globalization

4.Communication  – The Height of Hypocrisy –  How  to  deal with your Inbox?

  1. Communicating across cultures
  2. Cultural Stereotypes and Management
  3. American like me.
  4. Skills and Qualifications( SONG)  Money, money, money ( Joel Grey)
  5. Digital Taylorism
  6. Business Word Chain
  7. Organizations
  8. Companies and their industries
  9. Competition
  10. Competitive Strategy and Advantage ( Michael Porter)
  11. Accounting Standards
  12. Assets, liabilities and Balance sheet
  13. Military Metaphors / Sports Metaphors /Health Metaphors
  14. DICTOGLOSS ( Meet Suzanne Klatten, the wealthiest woman in Germany /McDonald`s Crying over the Spilled Milk / Financial Scandals/    Coke Products  banned in Belgium)
  15. Contributions of Multiculturalism to the Competitive Advantage  of an  organization
  16. Business Case : Led  J & J during Tylenol Crisis.
  17. Leadership and Management Styles
  18. Wrongdoing and Corruption/ Leaving a  Company
  19. The Mind Mix   ( SONG) I don’t want talk about it.

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Exposição dialogada será o meio de comunicação usado, dando oportunidades para  comunicação em língua inglesa em grupos e individualmente;
  • Utilização de textos,  games, e apresentações
  • Exercícios  teórico-práticos darão suporte à parte prática do curso.

BIBLIOGRAFIA:

THE  AMERICAN. Inequality and the  Sergey Brin Effect. Sep- Oct. 2019
BLOOMBERG.  WALLER, Hailey. Paul Allen’s Estate Selling Beverly Hills Site for $ 110 Million. Bloomberg.com, 10/04/2019.
CAPEL, Will, FLOCKHART, Jamie , ROBBINS, Sue. Business Vocabulary in practice. London, Collins, 2012. 173 p. ISBN- 978-0-00-742375-0
COTTON, David; FALVEY, David; KENT, Simon. Market Leader: upper intermediate.  Harlow: Pearson Education, 2016. 175 p. ISBN 978-1-292-13481-9
THE ECONOMIST. Digital Taylorism : a modern  version of “Scientific Management” threatens to dehumanize the workplace. The Economist, Sep.12, 2015.
FORBES. Profits with Purpose: Forbes 400 top impact investors. Forbes, 10/03/2018, Vol 201. n.8
FORBES. Was Barack Obama Nudging Salesforce Billionaire Marc Benioff about board diversity? By AU-YEUNG, Angel . Forbes, 11/21/2019
FORTUNE. Changing Direction. By GUYON, Janet. Fortune , 11/14/2005. Vol. 152, n.10
FORTUNE. How MasterCard Became a Tech Company. By ROBERTS, Daniel, MONDALEK, Alexandra. Fortune, 8/11/2014, Vol. 170 , n.2
GOOD MORNING AMERICA (ABC). The Tylenol Terror Case. By SAWYER, Diane. ABC, 2/05/2009.
HARVARD  BUSINESS REVIEW. Alibaba and the Future of Business. By MING, Zeng. HBR, Sep/Oct. 2018. Vol.96 N.5
MACKENZIE, Ian. Management and Marketing: with mini-dictionary of 1,000 common terms. Church Road, England: Language Teaching, 1997. 144 p.  ISBN – 1-899396-80-2.
MASCULL, Bill .  Business vocabulary in use: Advanced . Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2015. 176 p. ISBN – 978-0-521-12829-2.
MASCULL, Bill .  Business vocabulary in use: Intermediate. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2010. 176 p. ISBN – 978-0-521-7486-2
PILBEAM, Adrian. Market  Leader: working across cultures. Harlow:Pearson Education, 2010. 96 p. ISBN- 978-1-4082-20
SINGAPORE MANAGEMENT REVIEW. Contributions of Multiculturalism to the Competitive Advantage of an Organisation.  By RAATIKAINEN, Pasi. SMR, 2002, Vol 24, n.1
STRUT, Peter. Market Leader: essential business grammar and usage. Harlow: Pearson Education, 2010. 221 p. ISBN- 978-1- 408-22001-6.
TRAPPE, Tonya; TULLIS, Graham.  Intelligent Business  Coursebook. Harlow: Pearson Education, 2006.  176.p. ISBN-  978-1-408-25601-5
TIME. American Like Me. Time, Nov 26-Dec.3, 2018.
WWD: WOMEN’S WEAR DAILY. Jean-Paul Agon on Marketing and Making a Difference. By FINE, Jenny B. WWD, 2/22/2019.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas, participar das atividades, produzir  sentenças; parágrafos e interagir com o grupo. 

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Roseli Azevedo é pós-graduada em Marketing Educacional (MBA) pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).  Tem ministrado cursos de Inglês para  Negócios por 21 anos  através de especializações  realizadas em TESOL ( Teaching of English to Speakers of Other Languages ) no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Foi Bolsista Fulbright na University of Kansas ( American Studies).