ESTUDE INGLÊS PARA NEGÓCIOS NO BRASIL- INTENSIVE ENGLISH AND BUSINESS CONCEPTS AROUND THE WORLD (BUSINESS ENGLISH AND MULTICULTURALISM)
INSTRUCTOR: Roseli Azevedo,MBA
CARGA HORÁRIA : 20 Hrs aula
PRESENCIAL OU EAD
NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS : 12
PÚBLICO-ALVO:
Este programa é destinado a gestores e profissionais interessados em adquirir maior fluência em língua inglesa com concentração em vocabulário de negócios em geral, considerando-se as diversas culturas do mundo contemporâneo e as necessidades de convivência com o multiculturalismo no ambiente empresarial. Devido a reestruturação do processo de internacionalização das empresas, as mesmas devem adaptar seus processos organizacionais e instruir seus funcionários para um melhor entendimento das normas culturais adotadas por profissionais de diversos continentes. Desta forma, além de familiarizar os alunos com termos, colocações, expressões idiomáticas e metáforas da área de Marketing, Estrutura Organizacional, Finanças, Contribuições do Multiculturalismo para o desenvolvimento das empresas, Ética e Transgressões , o curso aborda diferenças culturais em ambientes empresariais do mundo globalizado. Como suporte instrumental, o programa utiliza textos, business cases e artigos atualizados encontrados em “Journals”, tais como: “ The Harvard Business Review”, “The Economist “, “The Financial Times” , “Forbes” e livros-texto apropriados ao desenvolvimento do vocabulário de negócios.
OBJETIVO(S)
- Compreender as principais diferenças de Inglês Geral e Inglês de Negócios;
- Desenvolver o vocabulário de negócios utilizado no ambiente empresarial contemporâneo, conhecendo colocações de negócios, metáforas, e expressões idiomáticas;
- Abordar, em inglês, o estudo de temas diversos: estruturas organizacionais, estilos de liderança, competitividade, globalização, estratégias competitivas, crises políticas e econômicas e estratégias de Marketing;
- Estudar os comportamentos multiculturais no ambiente de negócios ( Globalização e interações econômicas, culturais e políticas , para um melhor entrosamento de negócios competitivos entre povos de diferentes países ).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Business English for effective communication ( PRESENTATION)
Business English and Multiculturalism: communicating across cultures (PRESENTATION)
( SONG) Viva La Vida ( By Coldplay)
1INTRODUCING YOURSELF (ORAL EXERCISE)
2.Making Choices: The Road not taken (Robert Frost, 1874-1963)
3.Globalization
4.Communication – The Height of Hypocrisy – How to deal with your Inbox?
- Communicating across cultures
- Cultural Stereotypes and Management
- American like me.
- Skills and Qualifications( SONG) Money, money, money ( Joel Grey)
- Digital Taylorism
- Business Word Chain
- Organizations
- Companies and their industries
- Competition
- Competitive Strategy and Advantage ( Michael Porter)
- Accounting Standards
- Assets, liabilities and Balance sheet
- Military Metaphors / Sports Metaphors /Health Metaphors
- DICTOGLOSS ( Meet Suzanne Klatten, the wealthiest woman in Germany /McDonald`s Crying over the Spilled Milk / Financial Scandals/ Coke Products banned in Belgium)
- Contributions of Multiculturalism to the Competitive Advantage of an organization
- Business Case : Led J & J during Tylenol Crisis.
- Leadership and Management Styles
- Wrongdoing and Corruption/ Leaving a Company
- The Mind Mix ( SONG) I don’t want talk about it.
METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:
- Exposição dialogada será o meio de comunicação usado, dando oportunidades para comunicação em língua inglesa em grupos e individualmente;
- Utilização de textos, games, e apresentações
- Exercícios teórico-práticos darão suporte à parte prática do curso.
BIBLIOGRAFIA:
THE AMERICAN. Inequality and the Sergey Brin Effect. Sep- Oct. 2019
BLOOMBERG. WALLER, Hailey. Paul Allen’s Estate Selling Beverly Hills Site for $ 110 Million. Bloomberg.com, 10/04/2019.
CAPEL, Will, FLOCKHART, Jamie , ROBBINS, Sue. Business Vocabulary in practice. London, Collins, 2012. 173 p. ISBN- 978-0-00-742375-0
COTTON, David; FALVEY, David; KENT, Simon. Market Leader: upper intermediate. Harlow: Pearson Education, 2016. 175 p. ISBN 978-1-292-13481-9
THE ECONOMIST. Digital Taylorism : a modern version of “Scientific Management” threatens to dehumanize the workplace. The Economist, Sep.12, 2015.
FORBES. Profits with Purpose: Forbes 400 top impact investors. Forbes, 10/03/2018, Vol 201. n.8
FORBES. Was Barack Obama Nudging Salesforce Billionaire Marc Benioff about board diversity? By AU-YEUNG, Angel . Forbes, 11/21/2019
FORTUNE. Changing Direction. By GUYON, Janet. Fortune , 11/14/2005. Vol. 152, n.10
FORTUNE. How MasterCard Became a Tech Company. By ROBERTS, Daniel, MONDALEK, Alexandra. Fortune, 8/11/2014, Vol. 170 , n.2
GOOD MORNING AMERICA (ABC). The Tylenol Terror Case. By SAWYER, Diane. ABC, 2/05/2009.
HARVARD BUSINESS REVIEW. Alibaba and the Future of Business. By MING, Zeng. HBR, Sep/Oct. 2018. Vol.96 N.5
MACKENZIE, Ian. Management and Marketing: with mini-dictionary of 1,000 common terms. Church Road, England: Language Teaching, 1997. 144 p. ISBN – 1-899396-80-2.
MASCULL, Bill . Business vocabulary in use: Advanced . Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2015. 176 p. ISBN – 978-0-521-12829-2.
MASCULL, Bill . Business vocabulary in use: Intermediate. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2010. 176 p. ISBN – 978-0-521-7486-2
PILBEAM, Adrian. Market Leader: working across cultures. Harlow:Pearson Education, 2010. 96 p. ISBN- 978-1-4082-20
SINGAPORE MANAGEMENT REVIEW. Contributions of Multiculturalism to the Competitive Advantage of an Organisation. By RAATIKAINEN, Pasi. SMR, 2002, Vol 24, n.1
STRUT, Peter. Market Leader: essential business grammar and usage. Harlow: Pearson Education, 2010. 221 p. ISBN- 978-1- 408-22001-6.
TRAPPE, Tonya; TULLIS, Graham. Intelligent Business Coursebook. Harlow: Pearson Education, 2006. 176.p. ISBN- 978-1-408-25601-5
TIME. American Like Me. Time, Nov 26-Dec.3, 2018.
WWD: WOMEN’S WEAR DAILY. Jean-Paul Agon on Marketing and Making a Difference. By FINE, Jenny B. WWD, 2/22/2019.
AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:
Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas, participar das atividades, produzir sentenças; parágrafos e interagir com o grupo.
CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:
Roseli Azevedo é pós-graduada em Marketing Educacional (MBA) pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Tem ministrado cursos de Inglês para Negócios por 21 anos através de especializações realizadas em TESOL ( Teaching of English to Speakers of Other Languages ) no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Foi Bolsista Fulbright na University of Kansas ( American Studies).